líderes emergentes



Juntámo-nos à Emerging Leaders (instituição de solidariedade especializada em desenvolver o potencial humano) para ajudar a apoiar e a capacitar agricultores em comunidades mais vulneráveis. Faz parte do nosso objetivo para reduzir a desigualdade investindo em 10.000 famílias de agricultores até 2023. 

Segundo as palavras de alguém claramente muito sábio, “conhecimento é poder”. Embora não se saiba quem cunhou a frase primeiro, uma coisa que sabemos é que é tão verdadeira agora como sempre foi. Principalmente no que diz respeito a cultivar fruta de forma sustentável.

Foi por este motivo que em 2019 fizemos uma parceria com os queridos amigos da Emerging Leaders (uma instituição de solidariedade especializada em desenvolver o potencial humano) para oferecer formação de liderança a pequenos produtores de manga na Índia. A Emerging Leaders organizam programas que ajudam a capacitar as pessoas que vivem em comunidades vulneráveis ao dar-lhes a motivação, a mentalidade e as competências de que necessitam para prosperarem.

emerging leaders


O nosso grande plano é criar oportunidades para que os agricultores desenvolvam e ajudem a realizar o tipo de mudança necessária para tornar a agricultura mais sustentável. Na parceria com a Emerging Leaders, demos início à formação com 38 produtores de manga numa zona da Índia chamada Ramanagara. Teve lugar durante quatro dias em agosto de 2019, abordando coisas como mudança de mentalidade e comportamento, liderança, literacia financeira e os benefícios de alcançar as normas SAI-FSA. Depois, fizemos um acompanhamento com mais duas sessões (uma em setembro e outra em dezembro) para lhes darmos mentoria e apoio.







Quatro meses depois, regressámos e conversámos com todos os agricultores para saber como tinham corrido as coisas. Pode-se dizer que ficámos extremamente satisfeitos com os resultados. Dos 38 agricultores que fizeram a formação, 60% dos mesmos começaram um novo projeto para ganhar dinheiro e aumentaram o rendimento médio mensal em 78% (é o equivalente a mais 280 euros na carteira por mês). Também aprenderam a orçamentar muito melhor.  Antes da formação, apenas 16% orçamentava as suas finanças. Quatro meses depois, a situação era completamente diferente e 84% fazia orçamentos. Por causa disto, 34 dos 38 agricultores começaram a criar um efeito cascata ao aconselharem outros agricultores. Se quiser ver mais estatísticas encorajadoras, venha aqui.

É um arranque muito animador e agora planeamos desdobrar esta formação por mais produtores de manga indianos e de goiaba branca também. Esperamos que, ao investirmos em programas como este com a Emerging Leaders, possamos dar apoio aos agricultores e alcançar o nosso objetivo de investir em 10.000 meios de subsistência agrícolas até 2023. Vamos mantendo-o ao corrente do nosso progresso.