menu

Voltar ao desenvolvimento sustentável

Perguntas mais frequentes

O que querem dizer com “fazer o bem”?"

Significa que tudo aquilo que fazemos será bom para vocês, mas também para o mundo que nos rodeia. É bom para si porque utilizamos apenas ingredientes saudáveis e naturais é bom para o mundo que o rodeia: as pessoas e o meio ambiente. Anualmente, doamos 10% dos nossos lucros a ONG (na sua grande maioria, através da Fundação innocent) e queremos fazer crescer a nossa marca da forma mais responsável e saudável possível, sendo conscientes do impacto social e ambiental que temos.

Qual é a diferença entre reciclado e reciclável?

Hoje em dia muitos materiais são recicláveis, o que significa que temos a oportunidade de recolhê-los e transformá-los em outras coisas. Por exemplo, o papel pode ser utilizado para fazer novamente papel ou o plástico para fazer novamente plástico.

Se um objeto contém materiais reciclados, significa que é total ou parcialmente feito de materiais que foram utilizados no passado.

Por que motivo não utilizam garrafas de vidro?

Todos temos em mente as garrafas de leite em vidro, como antigamente.

É verdade que as garrafas de vidro parecem ser, à partida, boas para o meio ambiente. Mas na realidade, é um pouco mais complicado do que isso. As garrafas de vidro são pesadas e consomem muita carga uma vez que não podem ser espalmadas para o transporte. O transporte de garrafas de vidro, estejam elas cheias ou vazias, requer uma grande quantidade de veículos e combustível ... o que aumenta as emissões de CO2. Lavar e redistribuir as garrafas para engarrafadoras (para que as empresas possam reutilizá-las) também consome muita energia. Por fim, o vidro é muito caro de produzir, em termos energéticos, e também de reciclar, uma vez que tem de ser fundido.

A nossa embalagem de plástico é muito mais leve, requer menos materiais e energia para ser produzida. No fim das contas, estudos demonstraram que a menos que a recolha e a lavagem do vidro sejam incrivelmente eficazes, é melhor para o meio ambiente utilizar garrafas de plástico.

O que é a Rainforest Alliance?

A Rainforest Alliance luta pela biodiversidade e promove as práticas ecológicas na gestão da terra, as práticas comerciais e o comportamento do consumidor. A Aliança não só se preocupa com as condições de trabalho e o bem-estar dos funcionários, mas também protege os ecossistemas à volta das quintas e explorações e promove a biodiversidade. Acreditamos que este enfoque ecológico é o melhor. Numa quinta gerida de forma saudável, com funcionários motivados, é possível obter melhores frutos.

Compram fruta de produção local?

O compromisso com as nossas frutas é simplesmente manter a melhor qualidade possível e assegurar que sejam completamente naturais. Claro, uma fruta é sempre natural, mas quando se produz numa região com um clima adequado, pode reduzir-se em grande medida o impacto no meio ambiente (energia, água, etc.). Neste momento, metade das frutas que compramos é produzida na Europa ou, no caso dos morangos, a maior parte vem de “El parque nacional de Doñana" em Huelva, Espanha. No entanto, outras frutas como a banana, a manga e o maracujá vêm de locais mais distantes.

Em relação à fruta de produção local, enfrentamos dois desafios. Em primeiro lugar, esta fruta normalmente produz-se para o mercado de produtos frescos (as frutas que compram no mercado) e raramente tem as mesmas características ou sabor do que a fruta que usamos nos nossos batidos (normalmente, é mais aquosa, o que até é bom, mas é chato para os nossos batidos).

Em segundo lugar, como esta fruta se produz para o mercado de frescos, é muito mais cara, e simplesmente não podemos pagar se quisermos que as nossas bebidas mantenham um preço competitivo.

Também temos em consideração os benefícios sociais da nossa atividade. E ao obter certas frutas dos países em vias de desenvolvimento, criamos oportunidades para os agricultores e comunidades locais.

O que querem dizer com origem sustentável?

Não queremos ser perfeitos, mas a nossa promessa de “origem sustentável” refere-se a todo o nosso compromisso comercial com a sustentabilidade.

A utilização exclusiva de ingredientes saudáveis com impactos conhecidos e possíveis de gerir no planeta é a base da nossa estratégia de sustentabilidade.

Reflete a profundidade do nosso compromisso com a sustentabilidade. Os valores innocent estão presentes em tudo aquilo que fazemos e o nosso valor empresarial de responsabilidade está intimamente ligado à sustentabilidade. Mantemos um compromisso a todos os níveis da organização e cada funcionário exerce sustentabilidade dentro da sua posição. O nosso programa de padrões mínimos de fruta funciona há quase uma década: temos estado a avaliar os riscos e a fiscalizar os nossos produtores, para que estejamos satisfeitos com o seu compromisso com os padrões sociais e ambientais apropriados. Por vezes favorecemos a fruta certificada ou, em alternativa, quando nos encontramos perante grandes desafios, investimos em projetos de agricultura sustentável. Mais recentemente, começámos a utilizar a Plataforma da Iniciativa de Agricultura Sustentável (EFS).

Fomos pioneiros na utilização de plástico reciclado nas nossas garrafas de smoothies: a desde 2003, a lutar por um mundo mais verde.